Antes de mais nada, Dark Souls é um tipo de jogo que você após zerar você começa o jogo de novo, porém mantém os seus equipamentos, Level e itens que você colocou em sua Bonfire e toda vez que zeramos o jogo você recomeça resetando os equipamentos para se pegar e os monstros que voltam com mais fortes, enquanto se um equipamento dá 25 de defesa, ele novamente na sua segunda aventura com o mesmo personagem o equipamento ainda terá 25 de defesa enquanto os monstros vão evoluir com o progresso. Aumentando seu HP, força, defesas e número de souls que eles dropam.
Existem no total 10 classes (Warrior,Knight, Wanderer, Thief, Bandit, Hunter, Sorcerer, Pyromancer, Cleric e Deprived). Elas no começo podem parecer que existem bastante diferenças, mas, na verdade as classes em Dark Souls servem você escolher quais são os pontos nos status que vocês querem escolher e focar em quais áreas você, quer focar primeiro. Você quer ter uma armadura pesada, HP grande e uma espada forte e seguir assim em diante até o final do jogo focando em Endurance, Strength e Vitality.
É possível durante o jogo você mudar esse estilo, você querer usar magias de Pyromancer ou outras. Claro que fazer isso durante o momento que você evolui os três status focados antes você acaba ficando desequilibrado e começa a ser mediano em vários aspectos, a única maneira de sair por isso é: Ou se adaptando a esse novo personagem ou cria um novo personagem analisando outra classe que tenha os pontos nos atributos que você quer focar.
(Ficha do personagem)
Essa é a tabela do seu personagem em Dark Souls, é nela que distribuiremos nossos pontos em:
Tanto para comprar novos itens quanto para subir de nível, usamos as almas. Para conseguir almas no jogo podemos obter de duas maneiras: Através de matando inimigos ou alguns pacotes de almas que liberam pontos. Caso você morra a sua alma vai ficar no mesmo lugar que você morreu, em outras palavras, se você tem 5.000 mil almas e morre, você precisa voltar até o último lugar onde você morreu para recuperar essas almas. Caso morra de novo, essas 5.000 mil almas serão perdidas e será substituída pela quantidade de almas que você tinha na vez que você estava indo atrás dessas 5.000 de volta.
NOTA: Em alguns locais com relevos de certa forma duvidosos onde as almas não podem ficar, como num morro ou numa ponte muito estreita, geralmente a alma que você perdeu antes de morrer vai ficar num canto mais seguro.
O Estus Flask é o único item de cura do jogo que pode ser usado sem ter grandes problemas, apesar de ter outros itens que curam a saúde do personagem totalmente (porém esses itens não só curam o personagem como podem ser usados para outras funções mais importantes) o Estus Flask pode ser reabastecido numa Bonfire sem nenhum problema, além disso caso você tenha o item Fire Keeper Soul é possível melhorar o item para que cure mais pontos, sendo no máximo até +7.
Nível do Estus Flask | HP Restaurado |
---|---|
+0 | 300 |
+1 | 400 |
+2 | 500 |
+3 | 600 |
+4 | 650 |
+5 | 700 |
+6 | 750 |
+7 | 800 |
Caso você opte em consumir o item para si mesmo seu personagem irá ficar com +5 de Humanity e seu HP será totalmente restaurado.
A Bonfire (fogueira) é o checkpoint do jogo, é nela onde você irá se organizar toda vez que você sair da exploração de uma área, basicamente nela podemos upar nosso personagens distribuindo pontos nos atributos, selecionar as magias (se tiver) que quer usar, guardar equipamentos/itens para fácil manuseio dos itens que queremos usar (visto que apenas ganhamos peso quando equipamos algum equipamento), além dela restaurar todos os Estus Flask (e magias) que usamos e remover doenças ou debuffs (com exceção do Curse), ela também reseta todos os inimigos que foram mortos (com exceção de chefes e sub-chefes), também podemos usar ela para teleporte entre outras fogueiras após passar certos momentos do jogo.
Também é possível voltar a ser humano usando Humanity e após isso podemos usar novamente para oferecer para a fogueira aumentando nosso limite de Estus Flask para o máximo até 20.
NOTA: Vale ressaltar que inicialmente o limite de Estus Flask é 10, só será apenas possível aumentar o limite para 20 apenas conseguirmos o item Rite of Kindling, que é adquirido após matar o chefe Pinwheel.
Uma coisa importante para se ter nota é que de todas as fogueiras, apenas quatro possuem os Fire Keeper que são guardiões daquela fogueira, matá-los significaria perder a fogueira e ela nunca mais seria usada, contudo ainda poderia ser usada como teleporte ou você renascer nela após morrer, apenas com um Fire Keeper é necessário tomar cuidado, pois ele pode morrer no jogo por outro personagem.
(Foto do menu da Bonfire após pegar todos os itens que podem ser usados nela)
Existem também outros itens que podemos equipar em nossas fogueiras (ao comprá-los você estará automaticamente em todas) como caixas para melhorar armas e armaduras, caixa de reparos ou caixa para guardar os itens, a opção Attune Magic aparecerá automaticamente caso você adquire alguma magia (mesmo não sendo personagem para usar magia).
A humanidade é um dos itens mais importantes do jogo, ele possui várias funções e ramificações, a versão mais comum do item é quando ele acrescenta apenas um ponto de humanidade pro personagem (caso você queira consumir), podendo usar para reviver como humano ou oferecer para a fogueira que você quiser.
Em outros casos podemos trocar pelo Ring of Sacrifice com a Snuggly ou alimentar uma das Kingseeker Frampt em troca de 1.000 almas (cada).
Usando a Humanity para si próprio o jogador pode reviver parar humano, onde possui algumas vantagens como invocar espíritos para ajudar em algumas batalhas contra chefes (assim como algumas funções online), porém você pode receber ataques de espíritos inimigos em alguns mapas e receber invasões de outros jogadores.
NOTA: É possível desativar a opção online e jogar sem maior stress
Usar humanidades também aumenta todos os pontos em todos os tipos de defesa do personagem (com 99 que é o limite máximo, o total séria 50 pontos em todas as defesas). Aumenta o dano em escala com armas do elemento Chaos, aumenta a resistência a Curse, aumenta a chance de encontrar itens dos inimigos e pode ser usado como oferenda em alguns pactos.
(Na esquerda: Mostrando o número de humanidades que você carrega, na direita: O brilho significa que você está humano e o valor de humanidades que você carrega para poder usar)
Obter humanidade acontece de maneira aleatória, quase todos os monstros do jogo podem te dar um humanidade como item ou vai para seu personagem de maneira direta, contudo, assim como as almas, a humanidade é um item que caso você morra, você perde e precisa recuperar aonde você morreu, caso você morra de novo, você a perde para sempre, portanto é necessário levar em conta a situação que você se encontra para poder usar com sabedoria.
Existem várias armas no jogo: Adagas, espadas, espadas longas, curvadas, grandes, ultra grandes, machados, machados grandes, ultra grandes, arcos, besta, lanças, martelos, varinhas, talismãs, etc.
(Na esquerda: Arma com bônus em parâmetro, na direita: Arma sem parâmetro de bônus)
As armas existentes são de uma variedade grande e todas elas possuem em comum no inventário são os status principais, mostrando seu dano em um dos quatro atributos. Contudo, ao apertar o botão X (espero que você esteja jogando com o controle de Xbox 360, obvio) podemos ter uma visão mais detalhada e lá onde nós temos que nos preocupar ainda mais sobre onde os pontos da arma estão distribuídos.
Mostrando os cinco atributos que são baseados no seu dano final, o primeiro nós temos o físico, ou seja, o dano normal que a arma produz contra o adversário, em seguida o dano mágico vinda de armas mágicas, o dano de fogo, o dano elétrico e o dano crítico. O dano crítico em Dark Souls ocorre quando damos um contra-ataque no inimigo ou golpe por trás onde o personagem faz um movimento especial para executar (lembre-se que nem em todos os inimigos esse movimento pode ser feito).
Essa é uma das partes importantes, parâmetro de bônus é um rank onde (na ordem decrescente) é:
S – A – B – C – D – E
Isso representa de certa forma um bônus no dano que a arma vai dar nos seguintes atributos de força, destreza, inteligência e fé. Quanto maior for o rank de uma arma no parâmetro de bônus (em S, A e B) maior será o dano, da mesma forma que nos ranks (C, D, E) menor será o dano.
Esses serões os efeitos que as armas irão causar, como bleeding onde caso você consiga penetrar a resistência de bleeding do inimigo ele começa a sangrar e perde muito mais HP do que antes, poison onde você pode envenenar o inimigo e efeitos divine e occult onde dá um efeito auxiliar no dano contra criaturas fracas aos dois elementos respectivamente.
Essa é a parte onde você deve ter mais cuidado, apesar de que possamos nos defender com as armas, elas não tão eficientes quanto os escudos de verdade, com isso não devemos ligar muito para esse lado quando olhamos para armas, mas SIM PARA OS ESCUDOS! É muito comum você entrar no seu inventário e ver simplesmente só os status iniciais que é mostrado, mas LEMBRE-SE que aqueles status iniciais são mostrados apenas o dano das armas, e com escudo a gente não ataca, a gente não defende, então sempre opte por opções mais detalhadas no menu para ver o dano de redução que ele faz. Após isso não tem muito segredo, você verá um menu onde você vai ver a redução de dano de cada elemento e o atributo stability (estabilidade) onde indica o tanto de dano que você precisa receber para quebrar o equilíbrio com o uso do escudo.
Bem simples de entender, indica o número de pontos que você precisa ter nos atributos força, destreza, inteligência e fé para usar a arma de maneira efetiva. Usar armas com duas mãos vão pedir metade dos pontos nos atributos força e destreza.
Indica a duração que a arma terá.
Peso da arma.
Bem já com os status das armaduras, a compreensão fica muito mais simples de entender.
Um detalhe bem importante que se deve levar em considerações ao texto dos itens em Dark Souls é que neles escondem muitos segredos dos itens que podem passar despercebidos pela maioria. Quem nunca jogou Dark Souls na vida ou ouviu falar direito sobre ele, leia bastante o que os itens diz, muitos casos pode ser apenas um texto descritivo sobre a lore do jogo, em outros ele pode falar uma habilidade secundária (tanto de maneira ativa ou passiva) para que o item possui, como é o caso da Mask of Mother ou suas variações onde no texto aumenta o HP do seu personagem em 10% do seu personagem.
(Foto à direita: Mostra o dano máximo que o personagem faz em azul, foto à esquerda: Duas arma iguais com danos diferentes)
Uma dica para aqueles apressados que querem saber o dano que seu personagem causa um aviso: Essa foto mostra duas espadas dos lagartos upadas até seu nível máximo, a diferença é que é puro dano físico e a outra tem dano relâmpago adicionado enquanto a foto a direita representa o dano máximo causado da arma de trovão, tendo diferença de 1 ponto para de dano físico, contudo a dano físico causa mai dano, a questão é: Por quê?
É bem simples, ao usarmos a espada com dano de trovão a defesa é calculada pela de dano físico para o ataque físico e elétrico para o ataque elétrico, sendo assim a soma total é menor caso usemos contra inimigos com alta resistência elétrica, e como a versão física ainda possui um alto valor em uma só variável, o dano acaba sendo maior. Portanto tenham cuidado em ficar impressionado com o seu dano máximo se optar por comparar pela foto à direita.
Os status negativos em Dark Souls agem de uma maneira diferente, quando aumentamos nossa resistência contra venenos, sangramentos, toxicamento e maldição, nós upamos o tamanho de uma barra que aparece quando sofremos um tipo de dano desse tipo, e quando essa barra aumenta o efeito do status é ativado até que ele curado até a barra terminar ou usar um item especifico de cura para esse status.
Dos status negativos existem:
Bleed (sangramento) é quando causamos muito dano no oponente e ao termos a barra de sangramento completa ele toma um dano repentino a mais, é comum você ver algumas armas que possuem o efeito de sangramento o valor 300 (quer dizer 30%). Isso significa que quando o efeito for ativado, além do HP que ele está perdendo tomando ataques comuns, ele vai levar ainda mais 30% do HP máximo dele (ou seja, se um inimigo tem 500 de HP, você causou sangramento com ele tendo 150 de HP, ele perde desse 150 os 30% de 500).
Veneno propriamente dito, existem várias criaturas que podem envenenar durante o jogo e todos eles causam danos diferentes.
Uma versão do veneno ainda mais mortal, não existe nenhuma barra de resistência contra Toxic na ficha do personagem devido que o mesmo pontos de resistência à Poison valem também para Toxic, apenas equipamentos com total proteção a veneno são capazes de bloquear esse status, pois mesmo que você tenha um escudo bem forte de proteção você ainda vai receber o status negativo, então itens como Spider Shield são recomendados de usar.
Maldição, esse status negativo consegue ser bastante irritante, mesmo que não tenhamos morrido, se ele for ativado você morre, além disso você volta com um metade do HP máximo perdido e com um símbolo de uma caveira no contador de humanidade (Porém, elas ainda podem ser obtidas e usadas), ficar amaldiçoado também o impede de voltar a forma humana, o lado bom é que não é necessário usar o Transient Curse contra fantasmas para acertá-los.
(Contador de Humanity quando você está amaldiçoado, note o limite máximo do HP diminuído.)
NOTA: eu não falei disso, mas é que existem inimigos fantasmas no jogo e eles só podem ser atingidos quando usamos um item chamado Transient Curse e se formos amaldiçoados podemos bater neles sem problema algum.
(Árvore genealógica dos upgrades e encantamentos)
Como podem ver na imagem acima, ela mostra uma árvore genealógica da progressão dos upgrades e encantamentos de armas no jogo.
Começando falando das armas de dragões e únicas que são apenas evoluídas até + 5 consumindo 10 Dragon Scales (para armas de dragões) e 10 Twinkling Shards para armas únicas.
Agora para conseguir as outras evoluções é necessário as armas normais, que seriam qualquer arma que você pega no jogo que não de um NPC especifico ou drop raro de algum monstro, com elas podemos melhorar ela até o nível máximo (Normal + 15) ou levar para outros caminhos como o elemento Chaos passando antes por Fire.
Exemplo:
Espada Comum > Espada Comum + 5 > Espada de Fogo > Espada de Fogo + 5 > Espada de Chaos > Espada de Chaos + 5
Em outras palavras para ter uma arma de um elemento que desejamos vamos ter que passar por todo esse progresso, além disso vamos precisar entregar para os ferreiros dos jogos Embers que são itens específicos para cada um deles fazer a arma elemental que você quer, então se um ferreiro faz arma do elemento X, um outro ferreiro não fará.
Dos encantamentos nos temos:
São as armas comuns do jogo, não oferecem nenhum tipo de vantagem elemental e tem dano físico e parâmetros de bônus padrão e evoluem até + 15.
Uma arma Normal +5 pode virar um arma do tipo Raw, ela quase que nem a mesma coisa, contudo o dano das armas é considerado ainda muito mais do que armas do tipo Normal, porém os parâmetros de bônus reduzem de rank (mas ainda influenciam no dano final).
Armas do tipo Normal +5 podem virar armas do tipo Divine que possui parâmetro em bônus em fé. O máximo é até +10.
Armas Divine +5 podem se tornar do tipo Occult que levam até o máximo +5.
Armas Normal +5 podem virar do tipo Magic até o máximo +10. Seu parâmetro de bônus é aumentado pela inteligência.
Armas Magic +5 podem virar Enchanted, mesmo elemento, porém a escala do parâmetro de bônus é mais voltado para inteligência.
Armas Normal +5 podem virar do tipo Fire dando dano de fogo a arma, porém ele remove todos os parâmetros de bônus da arma, mas não exige nenhum outro atributo para usar dano de fogo.
Armas do tipo Fire +5 podem virar do tipo Chaos, que dão mais dano em fogo e ainda pode ser aumentado usando Humanity para aumentar ainda mais o dano, tendo limite máximo até 10.
Armas do tipo Normal +10 podem virar do tipo Lightning para dar dano elétrico nas armas, mesmo efeito acontece das armas quando melhoramos para ele do tipo Fire.
(Na esquerda: Paladino Leroy invocado como Phantom para ajudar na batalha contra Pinwheel, na direita: Paladino Leroy como Dark Spirit próximo ao covil do Nito).
Existem dois tipos de espíritos, os Phantoms que são aqueles que são invocados pelos jogador (ou amigos online), os NPCs que são invocados geralmente estão próximos a sala de chefes para dar um reforço a mais, contudo o selo de invocação que é usado na sua invocação aparece apenas quando você é humano, portanto precisa gastar Humanity toda vez que quiser invocar ele. Os Dark Spirits aparecem sob a mesma condição, contudo em algumas áreas de alguns mapas e eles aparecem para te matar, alguns aparecem mais de uma vez e garantem recompensas mais especiais que irão aparecer em algum mapa.
Vale ressaltar que Phantoms não estão disponíveis em todos os chefes, e alguns deles só irão aparecer em algumas salas especificas caso você tenha usado ele antes.
Algumas dicas finais para jogadores iniciantes:
Saber conhecer o limite do seu personagem é o primeiro passo para se dar bem em Dark Souls, se você lutou, morreu e não tem condições de enfrentar algum inimigo, não insista, vá atrás de equipamentos mais forte, melhore seu personagem para tentar fazer a luta um pouco mais justa.
Almas pra que te quero
Também tenha prioridades enquanto você upa seu personagem, apesar que o jogo oferece a opção de você ser tudo, é bastante demorado e fazer isso logo do começo sem antes terminar o principal do seu personagem, ele será mediano em tudo e com isso não será capaz de fazer muita coisa. Suas almas, por exemplo, gaste sabiamente, pegue aquilo que é importante para usar para o seu personagem, evite ir em locais perigosos ou desconhecidos com muitas almas, se importe em perder almas quando elas valerem o preço de um level do seu personagem, ou seja, se o número de almas que seu personagem tem é perto do seu próximo level, gaste antes, caso esteja abaixo de 50% disso, não se importe tanto.
Fique atento ao combate, não chame a atenção de muitos inimigos ao mesmo tempo, principalmente aqueles que você não consegue matar facilmente, chame a atenção dos monstros aos poucos, leia seus movimentos primeiros e decore seus movimentos e ataques, ai sim você conseguirá encontrar brechas para atacar.
Essa dica é importante principalmente se você nunca jogou Dark Souls (e até pra quem joga/jogou) explore os cenários o máximo possível antes de avançar para uma nova área, você pode se surpreender, tanto para encontrar itens escondidos, raros, etc. Sempre faça uma limpa nesses locais, priorize em voltar para as suas bonfires quando você achar que pegou muita coisa valiosa e tem medo de perder ou seus itens de cura ou itens que curam status negativos acabarem. Seja aventureiro, mas não seja burro! Principalmente quando você tem milhões de almas juntadas.
Comentários: 0
Home | Conheça o jogo | Vendedores | Classes | Bosses | Conquistas